Jun 17, 2014

1º Torneio de Xadrez troca-peças GX 113 22/06/2014


O troca-peças é uma conhecida variante ao nosso jogo de xadrez, disputado entre equipas a pares, em que as peças que capturamos perante o nosso adversário ficam automaticamente disponíveis para que o nosso parceiro as coloque, a seu gosto, no seu tabuleiro. No regulamento, disponível endereço em baixo, poderão recolher mais informações em específico sobre o jogo e as suas características.

A inscrição tem o simbólico custo de 1€ por pessoa, podendo-se inscrever de forma individual ou uma equipa (2 jogadores). A organização fará pares aleatórios para jogadores que não tenham ainda par definido. No final do torneio haverá uma fatia de bolo (apoio "Ao Pão Quente") e uma bebida para todos os participantes para que comemorem o nosso aniversário connosco, e será entregue uma taça à equipa primeira classificada.

Contamos com a presença de todos, para que seja uma grande comunhão xadrezística, em que todos nos divirtamos e celebremos o xadrez e o aniversário do GX 113!

Qualquer dúvida ou questão, não hesitem em contactar-nos!

A direção do GX113

Nuno Mano
Simão Pintor
Luís Magalhães
Rui Guimarães
Nuno Sousa

I Torneio de Xadrez Troca-peças GX113

“1º Aniversário do Grupo de Xadrez 113”

1. Xadrez - Variante troca-peças ⁽”bughouse”)

O troca-peças é uma popular variante do xadrez jogado por equipas de dois elementos que enfrentam adversários em tabuleiros separados. As leis do xadrez são normalmente utilizadas exceto que a peça capturada num tabuleiro é passada de um tabuleiro para o outro, onde o jogador tem a opção de colocar a peça no seu tabuleiro ao invés de realizar um movimento. De realçar que se aplicam as regras das partidas rápidas excepto nos seguintes pontos:

  • As peças capturadas no nosso jogo passam a estar disponíveis para o parceiro as poder introduzir no seu jogo, mal estas estejam disponíveis e seja a sua vez de jogar;
  • As peças podem ser colocadas em qualquer casa do tabuleiro (é permitido entrar em xeque-mate), à excepção do peão, que não poderá ser colocado nem na primeira nem na oitava linha;
  • Jogadores da mesma equipa podem comunicar entre si, podendo inclusive sugerir lances aos parceiros, ainda que não possam tocar ou mover nenhuma peça do jogo do seu parceiro;
  • As peças capturadas pelo parceiro e disponíveis para introdução no nosso tabuleiro nunca podem estar escondidas, têm de estar sempre visíveis para o adversário.

2. Organização e local

O torneio realiza-se na sede do Grupo de Xadrez 113, Praceta da Concórdia, 113, 4465-092 São Mamede de Infesta, em Matosinhos, no dia 22 de Junho de 2014 com início as 15h. É organizado pelo Grupo de Xadrez 113 com o apoio de Espaço 113.

3. Participantes

Poderão participar todos os interessados quer estejam ou não filiados na Federação Portuguesa de Xadrez.

4. Inscrições

Podem-se inscrever equipas de dois jogadores ou em modo individual. A organização fará equipas aleatórias por todos os jogadores que ainda não tenham par. As inscrições tem o preço de 1 euro por jogador que deverá ser pago antes do início do torneio sem o qual a respectiva inscrição não será considerada válida. Cada equipa deverá trazer um relógio de xadrez em perfeito estado de funcionamento. A organização tentará disponibilizar relógios para as equipas que não o tenham mas estará limitado ao material existente não oferecendo garantias que tal aconteça. Devem ser enviadas para geral@gx113.org ou através do sitio web www.gx113.org até às 20h do dia 20 de Junho de 2014. Mais informações podem ser obtidas através do número 916369299 (Simão Pintor).

5. Sistema, ritmo de jogo e critérios de desempate

Cada jogador dispõe de 5 minutos para terminar a sua partida. O número de sessões e o sistema utilizado será decidido conforme o número de inscritos. Será dada preferência ao sistema de todos contra todos se o número de inscritos permitir. Casos contrário será utilizado o sistema suiço. O número de jornadas será decidido de modo a que o torneio não dure mais de 3 horas.

6. Prémios

Haverá uma taça para o primeiro classificado. Ofereceremos uma fatia de bolo e uma bebida para que todos os participantes celebrem connosco o nosso aniversário.

7. Direção de prova e arbitragem

Todas as questões omissas neste regulamento serão resolvidas pela direcção e arbitragem da prova, a nomear pela organização, tendo em conta os regulamentos e as regras da FIDE e da FPX, não havendo recurso das suas decisões.


Recomendar ou divulgar