Curso iniciação ao Xadrez

0.3 – Posição inicial e anotações

Tabuleiro com peças em posição inicial.
Representação de um tabuleiro de xadrez com peças em posição inicial.

Ao olharmos para o tabuleiro verificamos a coerência com que as peças se encontram inicialmente. Governantes ao centro e protegidos pela infantaria, o povo militarizado.

As torres nos cantos a simbolizar os castelos, a cavalaria e clero a seguir, a dificuldade fica no centro, onde colocar o Rei e a Rainha!?

Como já dei a dica, o recurso à cor resolve, o princípio a saber é que Rainha branca fica em casa branca e Rainha preta em casa preta!

Com este princípio vamos então analizar a coluna da Rainha! Começa com a Rainha branca em casa branca e termina com Rainha preta em casa preta! Então com recurso às cores sabemos que se a coluna começou branca, acaba preta!

E depois de tudo em suas casas iniciais antes de começar a partida não seria importante ficar com o seu registo?

O registo das partidas permite-nos analizar a nossa evolução, descobrir erros numa certa posição e nos dias que correm até fazer uso tecnológico e colocar um processador a analisar a partida com motores especializados como o stockfish.

E permite expormos ao nosso instrutor uma dúvida específica de uma partida, pois de início não conseguimos ficar com a partida que fizemos em memória temporária ou já fixa.

Então se de ínicio não se usava letras e números para coordenadas do tabuleiro, como acham que se anotava uma partida de xadrez?

As peças funcionavam como referência, ou seja, imaginem que dizia peão quatro do Rei (P4R), seria colocar o peão 4 casas à frente do Rei.

O P4R
O P4R!
Scroll to Top